17.7.09

Arrumar a casa

"O plenário dos juízes da 2.ª secção do TC, depois de ouvidos os argumentos quer da APL quer do Ministério das Obras Públicas, manteve a posição inicial de que o contrato feito com a Liscont – sem concurso público e alargando a concessão por mais 27 anos – é ruinoso para o Estado e não acautela o interesse público. E nem sequer faz uma previsão realista do negócio que serve de base ao modelo financeiro e no qual assenta todo o contrato.

«Foi um negócio ruinoso para o Estado», que «só serviu os interesses do promotor», confirmou uma fonte do Tribunal de Contas, sobre as conclusões desta auditoria."

Mais:

Vida Breve:
"O tribunal de contas concluiu que o negócio do terminal de contentores em Alcântara é ruinoso para o Estado. Afinal foi baseado em projecções erradas e decorreu sem transparência. Ainda estou para ver se há clausulas leoninas a favor da Mota-Engil. Quem lesse há tempos a esganiçada blogosfera socialista era capaz de jurar que a obra ia salvar a nossa cidade de ruina certa, e que apenas o desinteressado amor por Lisboa justificava a sua atribuição por ajuste directo à empresa de um amigalhaço, ex-ministro deste Governo. Fico à espera das retractações, que não devem tardar."

Geração de 60:
"Ou quem agiu em nome do Estado estava de boa fé e delegou nos advogados que negociaram a seu bel prazer, com os resultados ruinosos que agora se conhecem; ou estava de má fé e propositadamente lesou o interesse público, com a complacência dos juristas que intervieram na negociação e feitura do contrato.
Qualquer um destes comportamentos tem um nome e acarreta consequências políticas, civis, disciplinares e criminais.

Isto já não é um rio, é um mar de corrupção. Tão denso, que se por azar os contentores nele caíssem, eram capazes de flutuar.
"

Poder-se-á talvez fazer uma paráfrase de ocasião* e dizer que depois de casa arrumada, trancas à porta.

* - Com a devida vénia.

Risco Contínuo:
"A fórmula correcta - ou a tradução, se quiserem - é a seguinte: o governo socialista, que durante o seu mandato aumentou todos os 9 impostos, entregou à Liscont, do grupo Mota-Engil, presidido pelo antigo ministro socialista Jorge Coelho, o terminal de contentores de Alcântara, num negócio ruinoso para os contribuintes. Os quais ainda, nos termos do contrato celebrado por um ministro socialista, terão que indemnizar a empresa de um antigo ministro socialista caso as coisas não correrem bem.

Se ninguém vê nisto um escândalo, então em Portugal não há escândalos.
"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.