28.5.09

Regras

Não respeitar as regras: dar puns à mesa, palitar os dentes com os dedos, roer os ossos à mão, mastigar com a boca aberta, que sais-je?

Há, contudo, algumas regras que convém conhecer antes de desrespeitar as outras: a) Só o podemos fazer com pessoas de quem gostamos realmente e cujo afastamento, no caso de não apreciarem o nosso comportamento (por, mais frequentemente, o interpretarem mal) nos doer; b) só o podemos fazer (claro, mas nunca é de mais repetir) se soubermos que estamos a desrespeitar normas essenciais para a convivência civilizada e pacífica de humanos; c) não o devemos fazer frequentemente, e muito menos sempre com a mesma pessoa.

Desrespeitar as normas com pessoas de quem não gostamos é um desperdício, um excesso de respeito: as pessoas de quem não gostamos não merecem as nossas aparências, esforço, má-educação, mentiras.

5 comentários:

  1. Anónimo19:04

    Mas então quer dizer que se coporta com as pessoas que gosta pela aparência, co esforço, com mal ducação e com mentiras?
    Solange

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:43

    E sobretudo não merecem assistir a cenário tão "deslumbrante"...

    ResponderEliminar
  3. Isso é verdade, Luís. As pessoas de quem não gostamos não merecem nada, e muito menos que partilhemos com elas as nossas «intimidades» ou que as ponhamos a teste com as nossas «fraquezas». Ainda assim, se pudermos (em nosso próprio benefício) ir polindo algumas das nossas «intimidades» e «fraquezas»… ;-)

    ResponderEliminar
  4. Ou "despolindo", Luísa.

    ResponderEliminar
  5. Não Solange, não quer. Quer dizer que uma pessoa só se deve comportar assim com pessoas de quem gosta.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.