26.10.07

Sentimentos belos e pequenos prazeres vagos

"Do que eu falo é de amor... . Cá para mim, é uma ciência".

"- ... Mas sabes tu o que aconteceu?
...
- Deixou-me. Uma noite, cheguei, a casa estava vazia, ela tinha-se ido embora. Deixou-me.
- Com outro tipo? ...
- Ó meu filho, naturalmente! Uma mulher não foge assim, sozinha".

"Não estou a explicar bem. O que aconteceu foi isto. Havia dentro de mim esses sentimentos belos e pequenos prazeres vagos. E esta mulher foi para a minha alma como que um ponto de reunião. Através dela passei esses pedacinhos de mim e saí completo. Estás a perceber?"

"- É isto. Ouve com atenção. Meditei sobre o amor, e esclareci tudo. Vi claramente o que está errado. Os homens apaixonam-se pela primeira vez. E por quem se apaixonam eles?
...
- Por uma mulher. ... Sem ciência, sem nada que os sustente, entregam-se à experiência mais perigosa e sagrada desta terra de Deus. Apaixonam-se por uma mulher. ...
- Começam pelo lado errado do amor. Começam pelo mais alto."


Carson Mcullers, "Uma árvore, Um rochedo, Uma nuvem", in "Folhas Vermelhas e Outros Contos Americanos", trad. Jorge de Sena, Colecção 2 Horas de Leitura, ed. Público, Lisboa 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.