23.6.07

For the record

Está neste momento a começar, ou vai em breve começar, em Cascais, o Campeonato do Mundo de Vela da ISAF. Parece-me evidente que o evento é bom para Cascais, e disso não vale a pena perder muito tempo a falar.

Em contrapartida, já vale a pena discutir se é a melhor coisa, na área dos eventos náuticos, que Portugal podia fazer com oito milhões de euros (deixo de fora outros oito, porque foram usados para a construção de infrastruturas mais do que necessárias).

Para começar, parece-me um atestado de menoridade que não cessamos de passar a nós próprios, esta necessidade de forças exteriores para construir infrastruturas que se justificam de per si; por outro, com oito milhões de euros podiam fazer-se 40 eventos de 200 mil - e penso (posso, claro, estar enganado) que dois ou três anos de eventos mais pequenos teriam um impacto maior, mais duradouro, mais profundo, na economia de Cascais e no tão desejado cluster da vela do que um mega evento, por muito importante que seja; e - terceiro - haveria provavelmente eventos mais prioritários do que um Campeonato do Mundo de Vela Ligeira, mesmo que se quisesse, para compensar a perda da America's Cup, gastar uma pipa de massa num evento megalómano (não é forçosamente pejorativo, note-se).

Enfim, o evento está aí, e Cascais vai viver um grande período de euforia dionísiaca. Aproveitem, e venham ver a Baía cheia de barcos, os Pubs cheios de gente bonita, as ruas cheias de bicicletas, e barcos, barcos por todo o lado.

"Que importa o preço da festa, se ela for boa?"...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.