14.1.07

Bortsch, e Lombo de porco assado no forno

Há muito tempo que não comia um bortsch, e ontem resolvi fazer um. A receita foi mais ou menos esta, escolhida entre a míriade de receitas que uma busca no google produz (a Wikipedia tem um bom artigo sobre o bortsch).

A primeira vez que comi bortsch foi na Rússia; mas o melhor, indubitavelmente, foi em La Chaux-de-Fonds, na Suiça. Tínhamos hospedado em nossa casa uma russa, linda, linda como só as eslavas sabem ser (na realidade, não creio que fosse russa, mas já não me lembro de onde era - talvez checoslovaca?). Estava à espera de um visa para os Estados Unidos, e não sabíamos quanto tempo ela ia ficar. Ao fim de alguns dias a senhora começou a mostrar um interesse digamos intenso por mim. Mas eu resistia - nessa altura estava convencido, erradamente, que era monógamo. E um dia, tendo-se apercebido do meu gosto pela cozinha, ela resolveu fazer um bortsch, que estava divino, muito melhor do que o que eu fiz ontem. E que, ainda por cima, banhava em vapores de boa consciência, porque a verdade é que resisti, infelizmente, às suas propostas.

Uns dias depois o visa chegou, e ela foi-se embora. Nunca mais a vi. Um ano ou dois depois foi a vez de a minha relação terminar. Tão pouco voltei a ver a C., com quem vivi três anos - mas o que mais me impressiona é que não foi só ela que desapareceu: foi a relação que tive com ela. Desvaneceu-se por completo, desapareceu, como a cozinheira do bortsch que comi numa cozinha de La Chaux-de-Fonds, na primavera.

Ao de ontem seguiu-se um lombo de porco, com dois ou três alhos espetados e envolto numa pasta feita de mostarda e salsa picada. Muita salsa e muita mostarda (Maille). Na travessa pus um fundo de azeite, umas rodelas de cebola e vinho tinto. A ideia original era assar a carne à norueguesa, com o forno a 60º durante meia dúzia de horas, mas as coisas decidiram de outra maneira e acabei por fazê-lo normalmente.

A esta receita não está, por enquanto, associada nenhuma história em especial, pelo que vai assim, nua, coitada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.