29.12.06

Serviço Público - Pubs

O melhor pub irlandês de Cascais chama-se O'Luain's (Não desfazendo: só há dois pubs irlandeses em Cascais. Nunca se sabe). Gosto do O'Luain's para começar porque não tem aquele ar de Pub-Irlandês-no-Estrangeiro, tão igual, sempre; e porque a música é boa, e tem uma clientela "depaysante" - hoje, por exemplo, ouvi três Chtimis (naturais de Dunkerque) em conversa com dois americanos - todos eles ligados ao mar. O Irish Coffee podia ser bom, mas com chantilly é impossível fazer um Irish Coffee melhor do que quase decente. E não há Smithwicks, o que é aborrecido, mas está, infelizmente, longe de ser raro.

A Smithwicks, já aqui o disse uma vez, é a melhor ale do mundo. E não sou, confirmem, o único a pensar assim.

Uma vez tive uma crise de ciúmes. Creio que foi a única, em toda a minha vida - e se não foi a única, foi sem dúvida alguma a pior, a mais violenta, a mais pungente, lancinante. Foi na Irlanda, claro - é o único país de mundo, pelo menos dos que eu conheço, em que uma crise de ciúmes se justifica. Estávamos em Bere Island, na Marina de Laurence Cove (não acreditem nas fotografias. Eu estive lá três dias em pleno Julho, retido - três dias - por uma névoa de não ver o bico da proa). Um dia, a senhora por quem tentava, desesperadamente, apaixonar-me ...enfim, não vos vou maçar com pormenores, mas a verdade é que, pela primeira vez, consegui perceber o sofrimento dos ciumentos.

Pour la petite histoire: a senhora (por quem, nem assim, consegui apaixonar-me, coisa que ainda hoje lamento amargamente) estava no pub, a beber Smithwicks.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.