30.10.06

Estratégia Azul

Pus um link, provavelmente temporário, na lista ao lado (ou em baixo, aparentemente, nalguns monitores) para o blog Estratégia Azul, que se destina (o blog, não o link) a participar no debate sobre a Estratégia Nacional do Mar, recentemente apresentada no CCB pela EMAM (Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar).

É uma iniciativa louvável - o blog e a ENM. Quanto a esta última, e apesar de Planos e Estratégias estar o inferno português cheio, acredito que vai mudar qualquer coisa. É mais ou menos inevitável: neste momento, os assuntos do mar em Portugal estão a ser geridos como seriam no Togo, ou no Benim (sem desprimor).

Para dar um exemplo de redundância: os portos nacionais têm a supervisioná-los uma Administração Portuária (no caso de Lisboa: Administração do Porto de Lisboa), o IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos) e as Capitanias do Porto. Uma certa confusão é inevitável...

Contudo, não há lugar para excessivos optimismos. Entre a ENM e o mar há muitos funcionários, muitos institutos, muitos interesses divergentes e um interesse comum bastante partilhado: que tudo fique na mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.