19.11.05

Vento

"Está vento, e frio. Desagradável", resume a senhora sentada ao meu lado no balcão da Casa do Largo.

Permita-me discordar, minha senhora, agora que se foi embora e eu também: "O frio é desagradável, por vezes. Não é o caso em Cascais, nem hoje; mas o vento? Desagradável, o vento? Não acho. O vento é o que nos liga ao mundo, o que nos lembra que o que não vemos não é vazio, é o que nos traz os cheiros da terra quando estamos no mar, o que nos leva para a terra ou dela nos afasta, o que nos aconchega quando sozinhos caminhamos pela rua e nos abraça quando estamos acompanhados. O vento não é desagradável, excepto quando, como tudo o que é bom, é demais, ou ausente - o que não é o caso hoje, seja Deus agraciado".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.