13.7.05

Democracia

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, e eles nos dizem, o objectivo dos políticos quando vão para o Governo não é fazer o que é bom para o país. Um político vai para o Governo com o fito único de ser re-eleito. O que é compreensível: se ser eleito é o reconhecimento das suas qualidades, ser re-eleito (não necessariamente em mandatos consecutivos) é o reconhecimento da sua "obra".

Daqui se infere que, entre duas opções, o político não escolherá a que ele pensa (ele ou a sua equipe técnica) melhor, mas sim a que lhe dará mais votos, ou lhe tirará menos: a Ota, o TGV, o terminal de contentores em Alcântara disso são exemplos mais do que perfeitos.

Compete aos cidadãos eleitores organizarem-se e criarem formas de fazer ver aos políticos que se optarem por certas escolhas perderão votos (ou não... - mas isso é outro debate).

PS - A manutenção do terminal de contentores em Alcântara é um erro tão clamoroso como a Ota ou o TGV - mas ninguém fala disso, porque o mar, e as coisas dele, há muito estão ausentes do nosso quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.