17.9.04

Valência

Valência, a cidade espanhola que ganhou a America's Cup em detrimento de Lisboa / Cascais, é uma cidade de 800,000 habitantes inesperadamente bonita. A cidade desenvolveu-se ao longo das margens de um rio cujo nome não retive. Há vinte e cinco anos esse rio foi desviado para sul do perímetro urbano, e o leito transformado em jardins, parques, espaços culturais. As pontes, novas e modernas, continuam no sítio: o efeito é estranho, uma ponte sobre um jardim.

As avenidas, pelo menos as principais, são largas e arborizadas; os prédios antigos, ricos. Os preços são bastente inferiores aos praticados em Madrid e Barcelona, e em muitos casos aos de Lisboa.

Para comer: fui a três restaurantes - um medíocre, na praia, um bom, e um óptimo, ambos na zona velha da cidade. Chama-se Valentina, é na Calle Correos, 14, e tem uns magníficos arrozes - tanto tradicionais como "de autor". Um excelente arroz à Valenciana - provavelmente o primeiro que como que coincide com as opiniões de Manuel Vasquez Montálban, grande escritor e gastrónomo - custa, no Valentina, um restaurante bonito, toalhas e guardanapos de pano, serviço atencioso e profissional, doses grandes, Euros 8,60. Foi acompanhado por um Rioja Crianza leve, frutado ma non troppo, com um ataque não muito marcado mas que uma vez na boca explodia em sabores, a 14 euros a garrafa.

A oferta cultural pareceu-me fraca, mas não fiz uma busca atenta e aprofundada.

Ao contrário de Portugal, os contactos profissionais são rápidos, descontraídos, com pouco tempo perdido em Salam Alaeikoum. Foi-nos dado um prazo para a resposta - dia 24 de Setembro, ou seja, cerca de uma semana depois da reunião. Isto é a comparar com os 3 e 4 meses que espero por uma resposta do Clube Naval de Cascais, com o tempo que me leva agendar uma reunião na Marina de Cascais, com o formalismo necessário para falar com os Srs. Drs que gerem o CNC.

Se tudo correr bem, para o ano vou viver para Valência. Inch'Allah.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.