6.6.04

Via Dolorosa

Unicamente para contradizer o post seguinte:

Nem tudo vai mal. Hoje, por exemplo, almocei com M. em Cascais; andei horas à bolina num barco que bolina bem; e fui jantar ao restaurante Caldo Verde.

O Restaurante Caldo Verde fica situado em Lisboa, na Rua da Esperança - o nome é apropriado, já lá conheço dois restaurantes, dois, que o justificam - nº 89-91, 1200-656 Lisboa (para quem quiser enviar postais. Quem preferir telefonar pode fazê-lo para: 213 903 581). A última vez que fora ao Restaurante Caldo Verde foi, penso, há vinte anos, no seguimento de uma crónica abonatória no Expresso. Hoje, as especialidades da casa, diz o cartão de visitas, são: Lulas Recheadas, Filetes de Tamboril e Rojões de Porco à Transmontana). Ora se o Bacalhau à Braz estava como estava e não é uma especialidade da casa, é difícil impedir a minha imaginação de vôos desvairados quando penso nos pratos que o são. No Restaurante Caldo Verde pode comer-se até à meia-noite; pode comer-se bem (o que é raro: ou se come bem, ou se come até à meia-noite); e não é muito caro (excepto, claro, as azeitonas: são óptimas mas não valem o euro e dez que pedem por elas). O serviço é mais do que atencioso: é simpático e familiar. E a música - da rádio - é excelente: hoje passei o jantar a ouvir blues, e Frank Sinatra. Tunc: nem tudo está perdido.

A grande dificuldade do Bacalhau à Braz consiste em equilibrar harmoniosamente (ah, la joie du pléonasme) os sabores dos quatro principais componentes: bacalhau, ovos, salsa e alho. Quando se conseguem distinguir estes quatro paladares (e tons dos outros), o Braz merece o apodo no Bacalhau. E o de hoje, meus amigos, só me fez pensar nos anjos (de quem tão necessitado ando ) e no cozinheiro do Altair, Miguel de seu nome, e fazedor do melhor Bacalhau à Braz de que há memória no hemisfério ocidental.

Deveria, portanto, aconselhar todos, e todas as leitoras deste blog a ir comer ao restaurante Caldo Verde. Não o faço porque o restaurante é muito pequeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.